28 de junho de 2011

GD 99 UMA BANDA, UMA FONTE.


Então vamos falar sobre uma coisa boa???

Muito acontece em tempos de coletiva binária.
Alvoroço na convocação, mas não porque somos o país do futebol, muito mais a torcida por imaginar que agora aquele grito enclausurado vai poder sair.
"Porra, estamos na grande liga de festivais do planeta.!!!"

Bem...
Técnico começou a escalação do escrete de maneira equivocada. Nem Rivaldo Maravilha causou tanto alvoroço sobre a melhor idade quanto Peter Gabriel. Nosso meia esquerda canadense, o Pelé com seu chapéu de manifesto, vem para fazer o papel do técnico.
Ganhamos experiência?
E como, afinal, ouvir as idéias de um senhor com a história e a vida de Neil Young, é muito melhor do que ler ao longe.
Mas retirar o craque do gramado, com a massa tsunâmica e sua arte, não é matar o futebol arte?????



Os temas da segurança do local, deixaram sua abordagem para depois. Uma festival tão visto quanto foi anunciado, me pareceu um pouco sem visão periférica. Nada sobre os problemas com os ônibus, bolsões e os perrengues do dia onde o ódio sobre a máquina quase acabou mal. Os alimentos foram vistos com mais atenção, mesmo porque a pizza desta feita acabou no meio da Maeda no ano passado.

Esperemos. Nada de caos antecipado. A pista Vip já saiu da nossa frente.
Mas será que em tempos onde a evolução, tem ferramentas mais rápidas, tudo precisa ser feito com passos que parecem estáticos?

Os craques ano passado, salvaram as coisas...

E eles estão nessa arena para o espetáculo. Obviamente a grana é algo que também possui habilidades sustentáveis, mas quem toma as notas por condução sináptica de coração não se importa muito com isso.
Nem tem como culpar algo que não sejam as músicas, por essa história de mudar histórias de vida de uma maneira poderosa. Então quando se encontra uma fonte onde elas brotam por bordões de chão em 0 e 1, isso deve ser dissolvido por almas e mais almas.


Um blog da cidade de Chicago, chamado A Coruja e o Urso, possui lá ao final de suas características, uma nota que se chama Live Wilco Archive. Listar a quantidade de apresentações ao vivo, demos, sessões em estúdios e passagens de som seria tarefa desumana. Shows de novembro de 1994 até 27 de novembro de 2010.
Essa escalação forma-se através de alguns nomes:

Jay Bennett, Edward Burch, Nels Cline, Glenn Kotche, Nels Cline Singers, Golden Smog, Kaysettes, Loose Fur, The Minus 5, Seven Worlds Collide, John e Laurie Stirratt, Jeff Tweedy, Scott McCaughey e Uncle Tupelo.

Existem aqui raridades como gravações realizadas por Scott McCaughey e a The Minus 5 (que ainda conta com Peter Buck do R.E.M.), a banda do tecladista Mikael Jorgensen (Pronto) e ainda a 7 Worlds Collide (projeto do músico Neil Finn, da banda Crowded  House, com a participação de Johnny "Smiths" Marr, Phil Selway e Ed O' Brien, do Radiohead). Tudo direto das mesas de som e até alguns gravados por fãs. Sem falar da banda seminal do senhor Jeff Tweedy, a Uncle Tupelo.

Existem também raridades e uma correção na história da Wilco na internet. Já circula há algum tempo, um arquivo chamado The Yankee Hotel Foxtrot Secret Session. Nessa compilação supostamente reside uma estadia da banda no estúdio onde foi gravado o álbum. Com jams e gravações desconhecidas.

O que (de acordo inclusive com o site que relata em detalhes cada execução das músicas, o Wilco Base), aparenta ser uma sessão de gravação, pode ser na verdade uma passagem de som anterior ao ano de 2004.
Com sete canções (que você pode ouvir na íntegra e com seu track list abaixo), o motivo para o engano seria:

A primeira canção (Wishfull Thinking), nascida em A Ghost Is Born (2004), jamais foi tocada ao vivo até 2004. Como o site é formado apenas por gravações do gênero, dificilmente estaria nas sessões de YHF. O que corrobora com a teoria da sessão de gravação é outro nascimento em 2001.

Spiders (Kidsmoke), foi composta nesse ano, então Wishfull Thinking também pode ser a versão rascunho. A última desse arquivo, é Sunken Treasure do disco Being There (1996).

As sessões de gravação do clássico disco da banda, também estão lá. O GD durante essa semana postará sobre elas, no Ana de Downllanda

Mesmo com a falta de material sobra a banda Uncle Tupelo, o site é uma maravilhosa emêpteca de melodias. Formação em golaços e mais golaços de uma das melhores seleções dentro da música. Você ouve a "passagem de som/sessão de gravação" e depois uma das melhores covers de I Wanna Be Your Dog, feita pela Uncle.

1) Wilco Jam Session:

a) Whishfull Thinking
b) Jam Band
c) Foxy Lady
d) Ashes Of American Flags
e) Where You In My Dreams
f) Boogie Jam
g) Sunken Treasure



2) Uncle Tupelo / I Wanna Be Your Dog.