29 de abril de 2011


Sim, há de se entender que por muitas vezes bandas psicodélicas e instrumentais estão afastadas do quesito sem vergonha do rock. Muito pelo trafegar por áreas onde a matemática toma lugar da inspiração. Quadriláteros nem sempre conservam características como a sujeira, mesmo tendo cantos.
Mas ainda pode-se encontrar por entre as claves algumas saídas bem interessantes.
Como no caso da banda ONEIDA.

Nascidos em NY, esse trio tem pretensões épicas desde a primeira audição. Uma viagem que passa pelo krautrock, lisergia e garagem, mas de uma maneira tão febril quanto violenta. Por muitas vezes a audição torna-se algo doloroso, por entre suas camadas pulmonares. Mas a banda ainda ajuda o ouvinte quando divide em três partes uma verdadeira epopéia de Cydonia.

The Story Of Thank Your Parents é uma fábula fantasmagórica de 200 minutos, onde a banda coloca todas as armas desse arsenal caótico em ruídos repletos de alucinações. Não existe uma audição fácil, nem quando a estrutura das canções remetem à situações mais palatáveis (como no caso da Part II / Rated O).


 Não adianta prender-se nas especificações filosóficas quânticas, que a banda prega nessa ópera rock iniciada em 2008 e finalizada esse ano. O que vale aqui são as sensações de pavor, calma e contemplação que as músicas do trio colocam em seu cérebro. E pode-se afirmar que a certeza única é essa:
Não existe o ficar impassível ao som de Oneida.