27 de maio de 2011


De guitarrista quase virtuose à capitão de gravadora bem sucedida, Jack White é um dos personagens dentro do rock que não tem parada. Assim também é o selo Third Man Records. Lojas itinerantes, vinis coloridos, EPs dentro de LPs, compactos e disquinhos de todas as formas e jeitos. Mestre na arte do marketing discográfico, o músico ainda por cima cuida muito bem dos artistas de seu selo.

Produziu e lançou o álbum da esposa Karen Elson e o melhor, conseguiu fazer dela uma cantora boa. Reeditou a musa do rock Wanda Jackson, alavancando um resgate da história do rock que há tempos não via-se. Isso sem contar com o lançamento de várias bandas dentro do cenário atual.

Usando não apenas o site da gravadora para lançar novos nomes dentro desse baú, a gravadora de Jack realiza festas onde as bandas apresentam-se. Uma dessas reuniões chama-se Nobody's Vault But Mine: Third Man Records Fan Appreciation Event.
A mais nova edição delas apresentará uma nova gama de nomes onde White deposita suas fichas.

THE ETTES

Nascida na mesma Nashville onde encontra-se a sede da Third Man, essa banda é uma bela definição do gênero power trio. Mas não existe um ar seco de garagem nas notas, sim uma revisão do que a música dos anos 50 possuia. Some-se à isso uma coleção de riffs onde a claustrofobia impera. Estreiando em 2005, a banda prepara-se para lançar o quarto disco. Wicked Will tem lançamento marcado para agosto e pode-se esperar uma coleção de claves onde as nuances do punk confunde-se com vozes em sépia.




THE TURNCOATS

Mais um trio com vocação para a garagem. De Ilinois e com algum tempo de estrada, a banda possui entre seus fãs calibrosos entrecantos como Dead Weather e Raconteurs, além do próprio White. O som não difere dos seminais fãs, mesmo porque o blues garageiro é a tônica. Uma mescla entre o brejeiro younguiano e riffs com malemolência, mas sempre em vista o peso entre uma cozinha bem concatenada e guitarras alucinógenas.





DEX ROMWEBER DUO

Antes de entender as raízes mais obscuras do som desse dueto, necessário entender quem é Dex Romweber. Simplesmente um dos fundadores de uma das melhores bandas que misturavam com maestria o rockabilly, punk e surf music, a FLAT DUO JETS. Em carreira solo, o músico já tem nove discos e conta com inúmeras participações em trabalhos de outras bandas como R.E.M. e B52's. Mas não é apenas no quesito lenda, que Dex encaixa-se. A parceria com Sara Romweber é uma das mais explosivas dentro do rock. Como uma espécie de Johnny e June, mas com muito mais lava correndo pelas artérias. Lisergia e punk rock embebecido em quantidades cavalares de álcool do Mississipi.




JACUZZI BOYS

Frequentadores da extinta Gangrena FM, esse trio de Miami pode até parecer deslocado dentro do grupo. Mas o engano se desfaz quando percebe-se a quantidade de virulência de canções como a famigerada Space Cake ou Smells Dead. Não tanto enraizado no blues, mas sim em todas as capacitâncias existentes em shoegazianas épocas, a banda percorre a mesma linha de recapitações dos anos 80. Mas com aquele jeito peculiar de New York em 2001.