26 de maio de 2011


Comprovando mais uma vez que a maconha anda na moda por esses tempos, a Fox Searchlight no dia de ontem (via twitter), aconselhou o público à assitir o filme The Tree Of Life depois do uso da famosa erva. Ganhador da Palma de Ouro em Cannes e dirigido por Terrence Malick, o filme recebeu críticas muito boas e coloca definitivamente o senhor Jolie como um dos atores mais poderosos de Hollywood.

Mas a grande questão é:
A maconha está tornando-se muito menos tabu e o assunto (e consumo), já não pode ser ignorado muito menos crucificado. Mas isso é outra discussão, o que importa aqui é um dos melhores passatempos de todos os tempos:
Assistir filmes sob o efeito da cannabis.

O suspense mais suspense, a tensão mais tensão, as nuances do roteiro mais ressaltadas, as mensagens subliminares mais facilmente identificadas, as associações com músicas, livros e outros filmes saltam aos olhos. E isso nem é uma questão de loucura, mas fisiológica.
A maconha além de diminuir a quantidade de espermatozóides no homem e causar tosse crônica,  também liga-se muito intrinsecamente com neurônios em três regiões cerebrais:

O Hipocampo, Cerebelo e os Gânglios Basais. Tanto o segundo como o terceiro, são responsáveis pelo equilíbrio do corpo e movimentos involuntários dos músculos. Mas isso não interessa aqui. O que é válido é a relação que existe entre o THC e a primeira região.

O hipocampo além de ser responsável direto pela memória recente e a de longo prazo, tem uma ligação íntima com  outra região importante do cérebro, a amigdala. Essa estrutura é responsável pelo registo e decifração dos padrões perceptuais e também por uma pequena parte de reações emocionais relacionadas com estímulos externos.
Como por exemplo um filme ou uma canção.

Entendeu???

O uso da maconha, ativa os neuroreceptores canabióides (O THC age no corpo humano da mesma forma que a anandamida, outra substância ativadora) e faz com que assistir filmes seja uma experiência um pouco diferente do normal. Não que você vá ver tudo em 3D, ou descobrir o sentido da vida. Existe uma diferença, pequena, mas está lá.

Por isso o estúdio colocou no ar esse twitte, muito menos pela apologia e mais pela percepção do que a história quer contar. Pensando nisso, o GD resolve ajudar a Fox (e você meu chapado leitor), com uma das famosas listinhas do blog. Alguns filmes para assistir chapado, sem ordem de preferência, apenas uma lista.

Alguns sérios, outros nem tanto. Matrix e Alice No País das Maravilhas não entraram. Mas são menções honrosas

01) A VIDA DE BRIAN  (Terry Jones)



02) QUEIMANDO TUDO (Lou Adler e Tommy Chong)



03) O BEBÊ DE ROSEMARY (Roman Polanski)



04) KILL BILL VOL1 (Quentin Tarantino)



05) PULP FICTION (Quentin Tanrantino)



06) ASSASSINOS POR NATUREZA (Oliver Stone)



07) TRAINSPOTTING (Danny Boyle)



08) O LABIRINTO DO FAUNO (Guilhermo Del Toro)



09) TOKYO GODFATHERS (Satoshi Kon)



10) OS FAMOSOS E OS DUENDES DA MORTE (Esmir Filho)



11) VIAGEM AO MUNDO DA ALUCINAÇÃO - THE TRIP (Roger Corman)



12) O GRANDE LEBOWSKI (Joel Coen)



13) MEDO E DELÍRIO (Terry Gilliam)



14) JOGOS, TRAPAÇAS E DOIS CANOS FUMEGANTES (Guy Ritchie)



15) O ILUMINADO (Stanley Kubrick)



16) LARANJA MECÂNICA (Stanley Kubrick)




17) 666 NIGERIA(Pastor Kenneth Okonkwo)



18) O HOMEM ELEFANTE (David Lynch)



19) MEGA PIRANHA (Eric Forsberg)



20) PAPRIKA (Satoshi Kon)