17 de junho de 2011

GD 97 CLAUSTROFOBIA E PESO...


Você entende todas as conotações da palavra peso???
Consegue elucidar as charadas diferenciais entre o heavy metal, krautrock grindcore e afins?
Pois se seus ouvidos andam destreinados para tamanha e árdua tarefa, uma banda como a THE BODY não vai tornar sua vida mais fácil.
Além de fazer tudo ficar mais confuso, é possível que aconteçam sangramentos auditivos ou perda de massa encefálica via ouvidos e nariz.

Mas como tudo pode tornar-se mais mórbido ainda, essa dupla nascida em Rhode Island causará a mesma dose de calafrios e acalentos. Pois tudo gira ao redor da sombra que se torna verbo em peso e destruição.

O disco de estréia lançado ano passado pela obscura Aum War Records, All The Waters Of The Earth Turn To Blood, já veio ao mundo com um formato pouco usual.
Duplo LP.
Mas o que chama atenção não é exatamente a maneira que Chip King (guitarras / vocal) e Lee Buford (bateria) gravaram o disco, mas sim o que gravaram.


Existe uma acalento épico em todas as faixas, sem o exagero de um heavy gospel. São arranjos feitos em voz (a maioria deles produzidos e conduzidos por Chrissy Wolpert), que apenas conotam um ar de terror por entre as faixas.
Como se o divino fosse dividido com o demoníaco através da farínge de King. A bateria é surrada em cada faixa e não existe a possibilidade de algo que não seja claustrofobia.

Uma maneira quase artística de equacionar um instinto assassino e cru. Visceralidade em sua mais violenta forma. É tenebroso conjunto de acordes, com poder de derretimento de artérias. Um peso que pode sentir-se fisicamente nos ombros e provavelmente sua cabeça sentirá agudas pontadas por entre os cíngulos.

Talvez a definição noiseana de contrastes, não possa ser aplicada nesse caso. Pois por mais que se queira encaixar o som da dupla em alguma definição mais lógica, o desespero que transpassa sua alma durante a audição, é algo muito mais pesado do que se imagina.

Mesmo porque não dá para ficar sossegado com letras assim:

" May your hands to seize.
May your legs to shrivel.
Your mind to falter and eyes to cloud.
May misery court you.
May disease then take you.
Fires lay waste to your crops and the seas cover your land.
A curse".

Ouça algumas da canções do disco da The Body.