14 de junho de 2011

GD 97 PIXIES E O SURREALISMO


A história é conhecida.

Frank Black, quando viu o filme dirigido por Luis Bunuel e escrito por Salvador Dali chamado Un Chien Andalou (1929), ficou tão fascinado que além de assisti-lo novamente resolveu escrever uma canção sobre ele. O vocalista dos Pixies estava em uma fase (como ele mesmo já disse), saudosa hipster. O músico queria o cineasta vivo e com sua estusiasmada alma educada, pedante e repleta de avant-gardismos resolveu homenagear o filme, que é basicamente sobre o nada.
Nascia assim DEBASER.

A letra tem como imagem um dos primeiros fotogramas do filme, uma mulher que tem seu olho cortado. Mas não é apenas nessa homenagem cheia de filosofia e modernismo, que reside a magia da tonalidade de abertura do espetacular disco Doolittle.
Essa música é a base do petardo chamado Nirvana. Smells Like Teen Spirit é a tentativa de Kurt Cobain fazer uma canção tão poderosa quanto Debaser. A estrutura inclusive é a mesma (abertura com um pequeno solo, refrão explosivo, a dinâmica entre o pesado e o calmo), reza a lenda que os acordes nas guitarras são exatamente os mesmos.


Outra face envolvendo a canção é que durante a turnê do disco, Un Chien Andalou sempre era exibido antes dos shows, mas o que você não sabe é que o jornal The New York Times escolheu o filme de Bunuel como um dos primordiais dentro da história da arte.

Uma escolha que reflete aquilo que David Bowie e o Radiohead já sabiam. 
Pixies é uma das melhores bandas do mundo.
Assista ao filme original, depois a canção e ainda os depoimentos do camaleão, Thom Yorke e Colin Greenwood.
Falando em Bowie, ele é tão fascinado pelo quarteto que seu projeto paralelo Tin Machine sempre tocava uma versão de Debaser em seus shows.