4 de julho de 2011

GD 100. A MANJEDOURA DO METAL....


A história é uma das mais conhecidas dentro do mundo do rock. Tony Iommi, guitarrista seminal da banda Black Sabbath, trabalhava em uma siderúrgica e o senhor Ozzy Osbourne na fábrica de automóveis Lotus. A cidade que servia como pano de fundo, era a sombria e metalizada Birmingham. Mas essa árida passagem de tempo, não seria completa se por acaso as pontas dos dedos de Iommi não fossem cortadas. O guitarrista poderia finalizar suas investidas ali, mas a história de um músico francês (Django Rheinhar), que sofrera um acidente parecido e criou uma nova maneira para manusear as cordas, inspirou o metaleiro pai na confecção de acordes vulcânicos.



Essa e outras histórias que marcam o nascimento do heavy metal, estão dispostas na exposição Birmingham: The Home of Metal. Um inventário bem organizado e repleto de especiarias finas sobre as fusões atômicas de todas as seminais bandas do gênero.

A cidade natal dos metaleiros, está concorrendo à capital cultural inglesa em 2013 e também já auto intitula-se O Lar do Heavy Metal. Essa mostra apenas corrobora com a história, através de fotos, vídeos e registros repletos de curiosidade.
A versão digital desse festival em forma de revival de notas, o site  http://www.homeofmetal.com, é uma das memorabílias mais completas. Histórias sobre os baluartes do calibre de Led Zeppelin, Judas Priest e outras centenas de bandas que tornaram a cidade o berço em ferro do rock.

Outra face interessante do projeto é o amalgamar de idéias. Existe a possibilidade de qualquer pessoa contribuir com a cidade do metal, através da postagem de fotos, textos e vídeos. Uma das novas tendências dentro da internet, a construção em conjunto. Se depender do fanatismo dos fãs, esse acervo não terá problemas com atualizações.