5 de julho de 2011

,

GD 100 O POETA MÓRBIDO....


Houve um tempo onde Lou Reed andava por lados distorcidos da literatura. Perambulando por entre corvos, sombras e poemas. Um tempo (não muito distante), onde a possibilidade de ligação eletrosférica entre um mago dos contos de terror e a mente em lava de um gênio, eram capazes de produzir catapultas de sinapses efervescentes.

Corria o ano de 2000, quando o músico acompanhado de atores, cantores e o diretor Robert Wilson, apresentaram em Hamburgo (no Thalia Theater) a chamada poesia cantada de Reed. Mas a combinação não era uma fusão menor.


Os poemas eram de Edgar Allen Poe.
As letras e canções de Lou Reed.
Com direito ao bônus em notas como Perfect Day e The Bed. Estava dado o primeiro passo para o projeto que nasceria em 2003, The Raven.

Em CD duplo, o músico amalgamou uma lista de nomes sensacionais (Steve Buscemi, David Bowie, Laurie Anderson, Willem Dafoe e os Blind Boys Of Alabama), para uma versão do espetáculo. Agora a definitiva nota será lançada.

The Raven (Fantagraphic Books), o livro contendo os poemas, as histórias e músicas, contará ainda com as ilustrações de outro mestre na obra. O italiano Lorenzo Mattotti.
Uma das mais explosivas parcerias entre música, literatura e arte.
Existe na rede uma pequena amostra do livro, que você pode baixar aqui!!!
Depois o poema The Raven na voz de Willem DeFoe.