20 de julho de 2011

GD 102. TOM WAITS EM DESENHO ANIMADO.....


Pela mais mágica face de destino, hoje mais uma vez falaremos de Tom Waits. Como tônica é o começo de sua carreira nos anos 70, um raro vídeo apareceu pela binariedade.
Corria já 1979 e o diretor John Lamb estudava uma maneira nova para fazer animações. Resolveu então colocar seu amigo Waits e uma técnica chamada Rotoscoping no mesmo video clip. Nasceu assim um dos mais obscuro curtas de animação, For No One.

A técnica data de 1917 (criada por Max Fleisher) e consiste na produção de desenhos animados feitos em cima de sequências filmadas. John no entanto evoluiu a idéia original quando em 1976 junto com Bruce Lyon criou o Video Animation System For Testing Motion Picture Animation Sequence. Nome longo para uma máquina que permitia o teste da sequência de animação antes de deixá-la pronta. Uma maneira mais rápida e eficiente de deixar tudo mais preciso. Com o sistema os desenhistas poderiam corrigir pequenos erros de maneira mais correta, aumentando a qualidade. A criação rendeu à dupla o Oscar em 1980 na categoria Scientific and Technical Achievement.



Mas o que vale aqui são as horas de filmagem em 35 mm, feitas com Tom Waits. A idéia nasceu quando o diretor viu o cantor na casa de shows Roxy, fazendo um número onde cantava The One That Got Away com uma stripper. Lamb pensou que não havia melhor maneira de testar o novo sistema.
Com o roteiro pronto em story boards, filmaram a ação entre o cantor e Donna Gordon, depois aplicaram a técnica e o video clip estava pronto. O diretor ainda usou mais algumas meninas durante as gravações e tudo foi feito em Hollywood. John Lamb não sabe precisar se por acaso a gravadora Elektra sabia da existência do filme.


Assista na íntegra o curta de animação e uma parte do making of. A história toda e mais fotos você pode ver no site Tom Waits Library. Uma outra curiosidade, é que um dos produtores do curta era David Silverman (Os Simpsons e Monstros S.A.)