2 de agosto de 2011

GD 104. O CONTO E SUAS REFERÊNCIAS...


Exite uma linha tênue que divide a loucura completa da genialidade.
Quando não caminham juntas.
Francis Ford Coppola é um pouco dos dois. O diretor nem precisaria fazer outros filmes, afinal de contas The Godfather, Drácula e Apocalipse Now já seriam suficientes para que fosse considerado um dos maiores diretores de sua geração (e do planeta). Mas desde 1969 o senhor não para de produzir, seja como roteirista, produtor ou diretor. Com o quase desaparecido filme de 2009 Tetro, sua mais nova produção parece querer recolocar Coppola na mira dos clássicos.

A história sobre como nasceu Twixt já é conhecida. Durante um sonho do diretor em Estambul, a idéia sobre um escritor pego em uma rede complicada de histórias aterrorizantes, apareceu pela primeira vez.
Fã confesso das tramas de Edgar Allan Poe, resolveu então montar uma sobre assassinatos, lendas e sombras. O filme tem a trilha sonora de Dan Deacon e a narração de ninguém menos que Tom Waits (que já trabalhou em Drácula).


Originalmente chamado de Twixt Now and Sunrise, o roteiro foi escrito em dois dias. Apresentado durante a Comic-Con esse ano, o filme tem até as projeções iniciais marcadas pela diferença. Durante as primeiras exibições, o diretor vai recriar a película e a trilha sonora junto com Deacon. Ninguém ainda sabe como o filme terminará, mas a curiosidade já está agudíssima.

Uma coisa já é certa. Existem milhares de referências dentro da nova obra de Coppola. O trailer exibido na Comic Con e correndo pela internet mostra algumas bem claras, outras nem tanto. Mas é possível ter uma idéia de quão louca é essa história.

Logo de cara durante no trailer somos apresentados ao personagem de Kilmer, um escritor popular mas com a síndrome da grande obra prima. Vive na sombra de outros autores de terror (Stephen King é citado logo no início) e tem problemas para sustentar a família. Correndo de cidade em cidade, divulgando e vendendo seu mais recente livro The Witch Hunter. Acaba parando em uma pequena cidade interiorana.

Já de cara as referências literárias são boas. O personagem é baseado em Mario Puzo (escritor de O Poderoso Chefão) e King é citado. Mas a foto acima mostra bem o marasmo em que vive Hall Baltimore. Atenha-se a placa com o preço apontando diretamente na cabeça de Kilmer. O valor baixo de $19,99 lembra liquidações baratas e deixa claro que ele está no desespero.


Um pouco depois, durante a primeira conversa com o xerife da cidade, a cena enquadra os atores lateralmente no que parece ser uma loja de ferragens (lugar apropriado para vender um livro). Ao fundo uma etiqueta com a palavra Tarp. O que pode ser uma marca de pregos revela o anagrama da palavra trap (armadilha em inglês). Bem no meio dos dois personagens.


Calma aterrorizado leitor, eu ainda não estou louco (estou, mas nem tanto). O que corrobra com a pista é o próprio nome do filme.

A palavra twixt também é o nome de um conhecido jogo inventado em 1979 por Alex Randolph. O game analógico consiste em um tabuleiro sem laterais determinadas onde dos jogadores (a famosa dualidade entre o bem e o mal, blá blá blá) tem por objetivo colocarem pinos nos buracos desse tabuleiro formando linhas.
O adversário não pode deixar que essas linhas se completem.
Existe inclusive um campeonato mundial da modalidade e o jogo é descrito como estratégico e cerebral. Dentro da jogabilidade, existe sempre a possibilidade de um dos jogadores impossibilitarem os movimentos do outro, podendo ocorrer até um empate.


Mas ainda tem mais....

Coppola revela no trailer duas pequenas referências. Quando o xerife conta que na cidade ocorreram os assassinatos em série, algumas cenas aparecem rapidamente.


Essas duas fotos mostram cortes rápidos e em close. Exatamente como no filme Um Cão Andaluz ( Un Chien Andalou), dirigido por Luis Buñuel e Salvador Dalí. A cena do corte ocular tem as mesmas características.


Outra referência é com o seriado de televisão que fala sobre um serial killer. Na abertura de Dexter, o personagem corta uma grapefruit para que o espectador faça a correlação com um assassinato, ou o corte pela pele humana. Na versão coppoliana, a faca atravessa limões sicilianos.




Os mistérios começam logo em seguida. Nessa cena (plasticamente linda diga-se de passagem), o que parece ser um padre, termina uma matança ritual em oito crianças. O corte que transpassa o tórax é diferente do mostrado nas cenas anteriores (no pescoço). Imagina-se que as duas cenas são do mesmo fato. O padre faz um corte em forma de cruz, a mesma que coloca no peito de cada criança. O problema é que logo em seguida, em um enquadramento rápido, a noticia que se lê no jornal é:
"Ministro assassina 12 crianças".
Onde estão então as outras quatro??????


Outra cena que coloca mais homenagens as histórias de terror de Poe é aquela onde um cadáver aparece. Com singelo nome de Jane Doe (a expressão "Joe Doe" usada para nomear mortos que não são identificados). Pode ser uma vampira ou apenas uma assassina.


O motel onde hospeda-se Val Kilmer tem uma aura Bates Motel inapelável.


Mais uma referência cinematográfica no filme. Essa cena onde aparece a face do personagem vivido por Ben Chaplin na lua. O ator viverá no filme o próprio Allan Poe e aparecerá em sequências relacionadas à sonhos. Essa homenagem é bem explícita ao filme dirigido por Georges Méliès, Le Voyage Dans La Lune (1902). O diretor francês é considerado o pai dos efeitos especiais e Coppola bebe na fonte da vanguarda nesse quesito desde os tempos de Vlad, o Impalador.
Vale lembrar as cenas onde a sombra do vampiro aparecia para a personagem Nina, no filme Drácula.




Falando em Nina, o diretor novamente coloca uma personagem feminina dentro da trama de terror. Ellen Fanning faz a personagem V.
Etérea e de sexualidade pálida.


Novamente aqui, a sexualidade é colocada de maneira sutil. Como em Drácula e suas ninfas, Coppola deixa um ar sado masoquista ao redor desse enquadramento.


E fechando as citações, esse relógio que aparece em uma das cenas. O conto O Diabo do Campanário, escrito por Poe tem nos relógios um fator decisivo para a trama. Cada casa possuia um e a precisão das horas era assustadora. Em Twixt existe uma torre com vários relógios marcando horas diferentes.


Se você ainda não ficou intrigado com o novo filme do mago da Zoetrope, pode começar. Val Kilmer como um anti-herói (do mesmo jeito que Keanu Reeves em Drácula) e uma coleção de bizarrices permeadas pela voz de Tom Waits.