4 de maio de 2011

GD 91 LIGAÇÕES VULCÂNICAS.....


As ligações dentro do rock sempre foram e serão algo cheio de sinapses paranóicas. Correlações cheias de vagabundagem, como se fosse possível unir mundos distantes por entre as claves. Por exemplo, um médico prepotente, o bluesman que vendeu sua alma, uma banda com meias penianas e o deus da guitarra.

O disco de Hugh Laurie (Let Them Talk) é a prova de que atualmente dentro do mundo entubado televisivo, não existe alguém com a bacanisse suficiente para bater o Dr. House. Esquecido dentro de premiações, mas com uma base de fãs maior que qualquer estatueta de bronze.
Mas qual a ligação entre o álbum recheado de canções clássicas do blues, com uma das bandas mais surreais dentro do rock. Tão auto destrutiva quanto o médico viciado em Vicodyn, a Red Hot Chili Peppers.

Por partes. Primeiro é necessário descobrir de onde nasceu a canção They're Red Hot.

Essa música é uma das gravações do deus negro do blues, o diabólico Robert Johnson. O detalhe curioso dessa canção, é que ela é uma das únicas gravadas pelo músico que não possui como base a escala twelve bar blues. Talvez a mais famosa dentro do cancioneiro popular, que você pode aprender nesse vídeo do professor Danny Grady:


Um exemplo desse acorde usado nas mais seminais claves, é a canção de um dos gênios da música Ray Charles, What'd I Say.



Mas a questão não é o acorde, e sim o conjunto de claves de They're Red Hot. Hugh Laurie regravou essa canção para seu disco, mas não foi o único. Eric Clapton também já fez uma versão do tom para seu projeto Crossroads, do mesmo jeito que os Chili Peppers em um dos melhores álbuns do rock, o petardo Blood Sugar Sex Magic.

Ligações muito mais do que vulcânicas, interligadas por um acorde raro. Veja as versões das crias de Johnson abaixo, além da original.