15 de setembro de 2011

GD 111. AS CLAVES ALÉM MAR E SUAS COLETÂNEAS....


Já vem de algum tempo o apreço deste espaço pela cena húngara dentro do rock.
O ano de 2011 foi bem claro quanto ao que reservariam as audições das claves desse país. Um aglomerado de experimentações e equações muitas vezes assimétricas ao extremo, outras uma combinação repleta de sonoridades nada afetadas. Quiçá, usar a palavra original não é de mal grado, muito menos exagero espartano de composição redacional.

O cenário atual é composto de nomes com visibilidade já garantida pelos ouvintes e outras surpresas que valem a garimpada. Com óbvio lamento por nem sempre as surpresas serem de entendimento rápido, mas com a capacidade criativa. Nascendo por entre os horizontes de cores embebidas em velhacarias regurgitadas, canções com a lava certeira.


Quem passa os olhos por essas linhas tortas, já viu a resenha de um dos trabalhos prediletos deste sacripanta, a banda Perisian Beach. Com a mesma linha uterina vulcânica e com o agravante das composições todas criadas dentro de casa. Mas agora o selo Recorder Hu. resolveu que já está na hora dos novos nomes ou os velhos conhecidos do lado b colocarem suas notas na binariedade.

A coletânea lançada essa semana, Magyar Hálószobapop, tem algumas boas surpresas. Como por exemplo a dupla arrítmica Sortofarto, que além do EP homônimo (onde aparece a canção Byrds Of Babylon), possui uma bela cover de PJ Harvey (You Come Trough). Outra clave nascente pela genética do melhor estilo Cramps de ser é a banda Popsi que aparece na coletânea com a febril Run!.
Zombie Girlfriend, outro nome já conhecido dentro da cena, comparece com a canção de melhor título da coletânea (I Wish I Was Gay). Outra bela surpresa é a dupla Broken Cups e os riffs em navalha de Love.



A própria Németh Zsófia (Piresian Beach) tem seu mais novo single lançado pela mixtape. Goodbye Is A Lie (que você pode ouvir na íntegra abaixo), é densa como quase todas as canções da banda. Acréscimo dessa vez de uma duplicada voz no refrão em lava. Não decepciona em nada quem acompanha a estrada dessas claves.
Mas ainda tem mais.

Nohopekids e suas nuances astronômicas nascidas como epilepsia de acordes em um trem desgovernado. A canção The Ghost Of Darcy Clay não tem meia medida. Aliás ela está no disco mais recente da banda, lançado esse ano. O chamado EP de nove canções tem títulos sensacionais, como por exemplo Fuzzocalypse vs. Mechagodzilla e ainda conta com a participação de Németh em Coward Cowboy. Você também ausculta o disco abaixo.

08. Piresian Beach - Goodbye Is A Lie by Recorder.hu


Viajando pelo quase eletrônico estridente de Le Hjarta e a canção Budapest Calling, passando pelo minimalismo da banda Models Can't Fuck (Move To Iceland), a coletânea mostra uma polaróide abrangente de quase tudo o que está acontecendo de bom no rock húngaro. Mas os genes eletrônicos também não foram deixados de lado. A banda Route 8 (não confundir com a de mesmo nome nascida em Kentucky) também é um dos belos nomes da mixtape, com a canção You. Um aglomerado repleto de caminhos bem demarcados pelos sintetizadores, instigante e lindamente equacionado.

Falando em alquimias binárias, o pop obscuro da banda Möbel não deixa dúvidas sobre de que lado do oceano anda a originalidade dentro do rock por esse tempo. Far Apart é de uma força de pista de dança que faz muito bem aos ouvidos, mesmo que as vocalizações pareçam perder a mão no refrão.
A maioria dos nomes possuem páginas no site Bandcamp, então não será difícil conhecer mais desses novos trovadores.


Para quem gosta de menos ruídos, não existe decepção quando os acordes das bandas Hálal JuditMayberian Sanskülotts iniciarem a caminhada ouvidos adentro. Com os pés em uma sonoridade mais próxima do folk, mas com a beleza local encarnando as canções. Fechando tudo com a bela canção da Sleeping Machine, Baphomet Rising.


A mixtape completa você ouve aqui, faixa por faixa:
01. Sad Kolibries - Heat Stroke Nausea by Recorder.hu 02. Seattleite Folwers - Breakaway by Recorder.hu 03. Artofarto - Birds In Babylon by Recorder.hu 04. Popsi - Run! by Recorder.hu 05. Zombie Girlfriend - I Wish I Was Gay by Recorder.hu 06. Broken Cups - Love by Recorder.hu 07. Nohopekids - The Ghost Of Darcy Clay by Recorder.hu 09. Le Hjarta - Budapest Calling by Recorder.hu 10. Models Can't Fuck - Move To Iceland by Recorder.hu 11. Route 8 - You by Recorder.hu 12. Möbel - Far Apart by Recorder.hu 13. Bad Haircut (feat. Pinky) - Loveless by Recorder.hu 14. Random Characters - Save Me by Recorder.hu 15. Magyar Csakra - Bonboncivilizáció by Recorder.hu 16. Destroy The Plastic Chairs! - Cross Of Blue Eyes by Recorder.hu 17. Halál Judit - Balaton by Recorder.hu 18. Mayberian Sanskülotts - Mocskos by Recorder.hu 19. Morningdeer - Wolf On Waves by Recorder.hu 20. Sleeping Machine - Baphomet Rising by Recorder.hu