18 de outubro de 2011

GD 115. ALÉM DA ESTRADA DE TIJOLOS DOURADOS.


O ano era 1974.
Em Wembley a maior banda do planeta apresentava um de seus discos mais seminais. Os dias 15 e 16 de novembro marcaram a dupla de shows do Pink Floyd e The Dark Side Of The Moon. Mas a inovação não estava apenas na maneira como foi gravado, e sim o conceito todo que envolvia o álbum. Parceira de longa data da banda a monumental Hipgnosis, foi responsável por inúmeras capas (Atom Heart Mother, Middle, The Dark Side), além de todo o lado cinematográfico nos shows.

O vídeo abaixo mostra além do áudio retirado diretamente da mesa de som, o filme exibido durante todo o concerto. As imagens muito além da mera sincronia, revelavam toda a história atrás das canções. Uma verdadeira obra de arte e talvez um dos melhores e maiores clips de todos os tempos.


A audição completa da obra foi realizada no dia 26 de setembro passado, data que marcou o lançamento das reedições da banda. Remasterizações de todo o catálogo do Floyd e raridades como essa. Além do show em Wembley as comemorações foram marcadas pelo hasteamento do famoso porco inflável da capa de Animals, nas chaminés da Battersea Power Station.

Outra nuance que surgiu essa semana relacionada com os primórdios do Pink Floyd, foi mais um vídeo com trechos de canções da banda ainda com a participação de Syd Barrett. Uma das citadas é Vegetable Man, lado B de um famoso single da época.
Assista aos minutos hipnóticos de Dark Side Of The Moon, o inflável suíno e a compilação barrettiana logo após. Você ainda pode baixar um show em 20 de janeiro de 1972, antes do lançamento oficial de Dark Side aqui.