2 de outubro de 2012

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O blues inexistente


A história é quase pleonasmo dentro do rock. A banda promissora explode, troca de integrantes e ganha uma força em lava. Corrói as narinas e egos, desloca ventrículos com hecatombes e depois desaba. Lázaro, Judas e Lúcifer em versões viscerais. Assim correu a história dentro das veias do Fleetwood Mac. Em meados dos anos 60, quando começaram, os ingleses eram apenas mais uma banda que requentava o blues em partituras quase hippies. Não obstante conseguiram realizar alguns feitos, mas apenas quando a ex-perfeição e mulher do baixista John McVie - Christine adentrou aos teclados da banda algo pareceu correr em uma outra e melhor direção. Eram então os anos 70, e logo depois, Lindsey Buckingham e Stevie Nicks também estavam na formação.

Nasceu então em 1975 o disco homônimo, que catapultou-os a outro patamar. O blues tornou-se o que a crítica chamava de AOR - Adult Oriented Rock [ termo cunhado nos anos 70 que tinha em sua genética a mistura de gêneros como o hard rock, rock e progressivo - o que gerou discos como os do Fleetwood Mac, também deu origem aos lixos catatônicos Foreigner, Journey, Survivor e Toto ] .

Três singles e um Top 20 nas paradas americanas depois, a banda produziu um dos melhores discos dos anos 70. Rumours tem tudo o que um estupendo álbum pode ter. Canções elaboradas em camadas tão distintas quanto palatáveis. Letras que escondem por entre uma suposta alegria, dores e loucuras em lava. Músicas que falam em separação, desespero e fim, recobertas por tonalidades poptônicas que seriam copiadas por toda uma legião de músicos por pelo menos quatro décadas. Se hoje você escuta em rádios canções que misturam o country music, pop e vozes femininas, a culpa é desta bolacha. Mas esse tipo de lixo radiofônico que restou da catarse inicial nos anos 70, não deve ser levado em consideração. Never Go Back Again está muito mais para Going To California do Zeppelin do que para qualquer música de Faith Hill ou Paula Fernades.

Não se enganem, estamos diante de um clássico.

Tudo é tão bem arranjado, que fica impossível não render-se aos tons quase equacionais do lado A. Second Hand News, Dreams, Never Go Back Again, Don´t Stop, Go Your Own Way e Songbird são petardos que levaram o disco quase que imediatamente ao primeiro lugar na parada americana, deixando-o repousar por lá durante 31 semanas seguidas .


Mas não só de canções alegres vive uma banda. As gravações de Rumours foram tão caóticas quanto as mensagens escondidas nas letras. O divórcio virulento dos integrantes MacVie e Buckingham foram expostos dentro do disco em canções como Gold Dust Woman - regravada pela banda Hole -, além do infinito turbilhão de cocaína orquestrado por Stevie Nicks. Tudo isso gerou letras que pareciam rumores sobre os integrantes, nasceu então o nome do disco. Rumours foi 19 vezes disco de platina nos Estados Unidos e vendeu aproximadamente 19 milhões de cópias. Dreams, Don't Stop, You Make Loving Fun e Go Your Own Way foram Top 100 e Top 35 respectivamente nos Estados Unidos e Reino Unido.